terça-feira, 16 de setembro de 2014

OBSERVATÓRIO

Nesta coluna homenagearemos com citações o filósofo Voltaire. Era ele que dizia: “Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males”.

Dois curiosos registros históricos.

1962. Marco da primeira articulação política para formação das grandes alianças partidárias no Ceará. As maiores agremiações políticas Alencarinas à época - UDN, PSD e PTN – se acasalaram em uma coligação chamada “União Pelo Ceará”, sob a chancela do governador Parsival Barroso. O líder do PTB,Carlos Jereissati, saiu candidato a Senador contra esse ‘esquemão’ e venceu a eleição. Pouco tempo após assumir o mandato, mais precisamente em 09 de maio de 1963, sofreu um enfarto e faleceu. Em seu lugar assumiu o suplente Antonio Jucá, médico cardiologista natural de Crateús.

1974.“Aonde a vaca vai, o boi vai atrás…”dizia o refrão da música do brega João da Praia. Foi fácil fazer a paródia: “Aonde o Mauro vai, o povo vai atrás.”O país, sob a égide de uma ditadura militar, tinha no Ceará um robusto exemplo do peso das fardas: três coronéis de patente mandavam no estado. César Cals, governador; Adauto Bezerra, deputado estaduale Virgílio Távora, Senador da República. César Cals estava em final de mandato e quis bancar sozinho a candidatura do engenheiro civil Edilson Távora, que vinha de quatro mandatos de deputado federal. Embora fossem primos, Edilson Távora era desafeto de Virgílio. Adauto também não via com bons olhos a candidatura de Edilson, porque era íntimo de César. Resultado: Adauto fez corpo mole, Virgilio passou a campanha fora do Ceará e Mauro Benevides, o candidato oposicionista do MDB, foi estimulado por debaixo dos panos a elevar o volume da música “Aonde o Mauro vai, o povo vai atrás.”Com 44 anos, e já considerado uma astuta raposa na floresta da política, Mauro foi eleito Senador.

TASSO E MAURO

A eleição para o Senado, no Ceará, tem sido ao longo do tempo colada à eleição de governador. Os protagonistas das exceções que confirmam essa regra foram, exatamente, os genitores de Tasso e Mauro Filho, os que lideram a corrida este ano. Tasso luta para repetir o feito do pai. Mauro Filho sonha manter o genitor como o último caso de eleição descolada para o Senado. No próximo dia 05 de outubro saberemos quem exibirá o diploma.

CAMILO E EUNÍCIO

A família Ferreira Gomes fez uma aposta arriscada: construiu uma chapa com três pessoas sem capital político próprio para uma eleição majoritária. Eunício, no início, achou que eles marchavam para o precipício. Ledo engano. Profissionais da política, trabalham com cálculo e estatítica. Fizeram Camilo, que não é camelo, passar pelo buraco da agulha e agulhar o concorrente. O páreo endureceu e haverá segundo turno. Agora, carregam as baterias em favor de Mauro Filho. Nenhum fio de amizade existe mais entre Tasso e os irmãos Ciro e Cid. Como dizia Voltaire: “A amizade é o casamento da alma e este está exposto ao divórcio”.

CAMILO E EUNÍCIO II

Esta eleição está levando inimigos históricos para o mesmo palanque. Em Novo Oriente, o doutor Airton, do PT, está unido a Nenen Coelho (PSD) pedindo votos para Camilo. Em Crateús, também. Ivan e Felipe, que se enfrentaram na eleição municipal, votam no 13. Porém, a convivência não está fácil. Em uma reunião no Clube Sargento Hermínio, Ivan e Domingos Neto foram hostilizados por militantes/simpatizantes ligados a Carlos Felipe e Mauro Soares. No comício de Camilo sexta-feira passada em Crateús, o fato se repetiu em relação a candidatos e lideranças que não estão no bloco da Prefeitura. Isso é inconcebível.“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.(Voltaire) Como é que, em plena campanha, necessitando conquistar, se resolve afugentar? O Prefeito prometeu tomar providências. “Para ter sucesso neste mundo não basta ser estúpido, é preciso também ter boas maneiras.” (Voltaire)

CAMILO E EUNÍCIO III

Como sempre, a sucessão estadual influi na municipal. Camilo, em conversa com Ivan Claudino, disse que nos municípios onde dois eleitores seus estivessem se enfrentando, optaria pela neutralidade. Eunício eleito, apoiará um candidato do grupo que está com ele: Zé Almir, Paulo Nazareno ou um dos líderes do grupo de Genecias Noronha.“A maior parte dos homens é como a pedra do íman. Tem um lado que atrai e outro que repele”. (Voltaire)

AÇUDE FRONTEIRAS

Na tarde da quinta-feira passada, dia 11.09,houve audiência entre a Diretoria do DNOCS e o Ministério Público Federal oficiante em Crateús. Participaram Ivan Monte Claudino, diretor administrativo-financeiro;Laucimar Loiola, diretor de produção; Felipe Cordeiro, da Infra-estrutura; Francisco Arlem de Sousa, procurador do DNOCS, e a doutora Sara, procuradora do MPF. O tema foi o açude Fronteiras. De maneira proativa, a diretoria do DNOCS apresentou o projeto da obra, prestou as informações essenciais e já agendou reunião para o próximo dia 23 com o movimento dos sem terra e comunidades envolvidas/atingidas, visando prevenir eventuais litígios.“O ouvido é o caminho do coração”. (Voltaire)

CENTENÁRIA

Aumenta a quantidade de pessoas centenárias em Crateús. No próximo mês engrossará essa lista a viúva do senhor Edmundo Pinto, a lúcida e iluminada senhora Maria José Pinto. Os amigos e familiares organizam a comemoração. “O maior prazer que alguém pode sentir é o de causar prazer aos seus amigos”. (Voltaire)

PARA REFLETIR

“A leitura engrandece a alma”. (Voltaire)

(Júnior Bonfim, na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro Oeste)

Nenhum comentário: