sábado, 22 de janeiro de 2011

DISCURSO NA ACADEMIA


Bem sabeis, amantes das letras que enfeitam este Sodalicio, que aqui se cultua a estética da alma, se libera o incenso da paz, se trabalha o salutar compadrio, se insufla a florada do bem.

O tablado de um lar acadêmico é o espaço sagrado da partilha do pão do companheirismo, é o altar onde se celebra o matrimonio da generosidade com a genialidade, é a universidade do verbo em movimento sob o comando dos reitores do espírito.

Pois bem, estamos hoje aqui para realizar, sob este teto que tem testemunhado tantas comunhões de almas e através do colo maternal da AMLEF, novos companheiros que conosco vêm dividir o amplo terreiro da fraternidade republicana, onde mensalmente nos reunimos em torno da fogueira da amizade.

Recebem o diploma de Acadêmico Honorário três homens já passados na moenda de cana dos fonemas, com largo conhecimento dos castiçais das artes.

O primeiro nasceu na terra das vaquejadas, a acolhedora Itapebussú. Após passar pela prova quádrupla, virou um legitimo toureiro do altruísmo, que se exibe com invulgar desenvoltura em todas as avenidas do serviço a humanidade. Descobriu que "Dar de si antes de pensar em Si" é a melhor filosofia para um exitoso desempenho nos prados da existência terrena. Paralelamente a uma longa trajetória nos birôs bancários, abraçou a militância rotária. Fixou morada na ribeira do Jaguaribe. Daquele vale telúrico, recebe a força para cumprir a missão de governador do Rotary para o Distrito 4490. O advogado José Expedito de Sousa Araújo, que nos prestigiou em outros momentos e já estava vinculado a esta Arcádia pelos vasos comunicantes da consangüinidade, agora se incorpora formalmente as nossas fileiras.

O segundo é um homem de exercito, um lutador incansável, um guerreiro que já correu o mundo todo, um engenheiro civil que sabe como construir um belo edifício relacional, um brasileiro com trinta anos de casado. Ostenta um álbum curricular de sucesso. Dentre outras extraordinárias conquistas, foi vice-campeão cearense de Judô (e quase brasileiro), escolhido aluno do ano em 1973 pela CNEC e classificado em 1º lugar no estágio de instrução do exército, numa turma de 80 aspirantes. Integrante do 23º Batalhão de Caçadores do Exercito Brasileiro, descobriu que o melhor pelotão é o dos homens que semeiam no terreno germinal das virtudes e dos sonhos. Depois de percorrer vários países em missões culturais e de estudo, esmera-se no comando da segunda mais antiga Academia do estado do Ceará, a Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba – ACLA – em Maranguape. Walter de Borba Veloso, cidadão de todos os mundos, é com emocionada alegria que passamos às vossas mãos as chaves que abrem as portas de entrada desta pequena pátria chamada AMLEF, erigida com as gemas preciosas da literatura.

O terceiro – e em igual ordem de importância, apesar de bafejado com mais verdor de idade – também milita no Vale da Batalha, na terra de Capistrano de Abreu. Tal e qual o primeiro, pregou no peito o distintivo "Mais se beneficia quem melhor serve". Mergulha com intensidade nas caudalosas ondas das atividades sociais. Com agregadora simpatia, inseriu-se destacadamente no coreto empresarial e no corredor cultural da cidade que gerou o maior humorista brasileiro. É um operador do direito com amplo conhecimento de todos os códigos da cidadania e da alegria. Comporta-se como um veterano. É um dos nossos. Traz nas mãos um ramo de estrelas. Toma assento entre nós com quem está fadado à ascensão. É o atual vice-presidente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba – ACLA. Já está indicado para futuro Governador do Rotary. Uma escada de progresso se estende à sua frente. Suba tranquilamente cada degrau dela, confrade Dejarino Costa Dos Santos Filho.


Por fim, relembro que no dia 15 de julho de 2009, quando Aristides Braga, Assis Almeida, Júlio Lóssio e Roberto Feijó Ribeiro tomaram posse olvidamos de lhes entregar os Diplomas. Hoje, reparamos o equivoco. E concluo esta fala com as mesmas palavras que proferi naquela ocasião:

Sejam bem vindos, amigos do peito, irmãos da alma!

Adentrai, companheiros de sonho!

Vinde para, de mãos conjugadas, compartilharmos o pão da fraternidade, brindarmos o vinho da poesia, nos rendermos aos encantos de um bom conto, tecermos loas à liberdade, sorvermos o manjar da boa prosa e cedermos aos movimentos dos nossos corações.

Obrigado!



(Discurso proferido por Júnior Bonfim no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras, na manhã deste sábado, 22.01.2011)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ANIVERSÁRIOS!

Hoje muita gente boa ergue um brinde à existência e entoa um hino de louvor à vida!

Destaco três:

LAURO: FELIZ ANIVERSÁRIO!



Cada um dos filhos do casal José Bonfim de Almeida e Rosária Rodrigues de Almeida nasceu com uma diferença de dois anos de um para o outro. Eu fui o primeiro. Em seguida, o Lauro.

Lauro Rodrigues Bonfim nasceu no mesmo dia da genitora. Herdou da mãe o amor à família. Preocupa-se com tudo e com todos. É correto e justo, em que pese ser um pouco teimoso. Malgrado ser "cabeça dura", tem o coração mole e a alma leve.

Entrelaçou os sonhos e desposou Suely, sua dedicada companheira de todas as horas. Da união nasceu Dara, uma viva e magnética flor que encanta os parentes e outros pares do mesmo ente.

Saúde, força e fé, Mano!

(Júnior Bonfim)



+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Vida longa e saudável, grande Lauro.


Paulo Nazareno

PARABÉNS, GENERAL!


O Luiz Hélio é uma dessas delicadas crianças que nasceu com o talismã da ternura. Cativa todos.

Carinhosamente o chamamos de "General", porque às vezes apresenta o olhar grave e trejeitos típicos de um militar.

É um doce de pessoa. Afável e agradável. Filho da Fatinha e do Stelio, faz a festa das irmãs Iara e Isis. Que continue, sob as graças de Deus, crescendo robusto e saudável!

(Júnior Bonfim)

SAUDADES MATERNAS



O amor deitou sobre ti um cristal de inocência,
Amiga das plantas, filha do luar e da suave alegria,
Por isso me agrada fazer versos com paciência
À montanha iluminada de tua melancolia.

Meu jeito de sol expansivo, pedra solitária
Ou mágico aliado dos secretos elementos
Vem de teu regato, madura Rosária,
Mulher polida na cal do sofrimento.

A liberdade reconhece da luz o sonho dourado.
És minha mãe – assim como o mundo, a poesia,
Rosamada senhora por quem fui lapidado.

Mereces um lugar no trono alto da glória,
Pois fostes generosa para com a história:
Oferecestes ao povo um poeta alado!


(Júnior Bonfim)

OBRIGADO, PARENTE!

Bem, gostaria de me apresentar primeiro, sou Vandehugo Bomfim e percebi que temos um parentesco próximo, sou filho de Izabel, irmã do Gotardo que são filhos do José Nelson.

Como sempre fui muito interessado na nossa imensa família, procuro, pelos meios digitais, parentes que tenham afinidade com esse meio de comunicação.

Na verdade passei só pra dizer um simples oi, para um parente próximo que está distante.

Um abraço!


Vandehugo Bomfim

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CONJUNTURA NACIONAL

Filho inepto

Velhos tempos. Tempos de deboche e criatividade. O deputado Luís Viana Neto estava na tribuna da Câmara:

- Filho e neto de governadores da Bahia...

Lá embaixo, o deputado Francisco Studart (MDB-Rio) gritou:

- Não apoiado!

- Senhor deputado, sou filho e neto de governadores da Bahia.

- Perdão, excelência. Entendi mal. Entendi : "Filho inepto de governadores da Bahia"...

Risadas gerais na Câmara.

Caças da FAB no ar

A questão da aquisição dos caças da FAB está no ar. Ou subiu no telhado, como queiram. A presidente Dilma suspendeu por enquanto a operação. Lula já quase havia se comprometido com os caças Rafale, da França. Agora, além dos franceses, suecos, norte-americanos, os russos, que haviam sido desclassificados, voltarão a participar. O senador americano John McCain, que passou por aqui para fazer um pouco de pressão, disse que a Boeing poderia transferir tecnologia para o Brasil. A análise deste consultor, depois de conversas de bastidores, converge para a seguinte pontuação : 1. Franceses ainda estão em primeiro lugar, com 87 pontos; 2. Os Gripen suecos vêm em segundo lugar, com 72 pontos; 3. Os F18 Super Hornet americanos aparecem em terceiro com 65 pontos; 4. Os russos ainda não receberam cotação. Atenção: a pontuação é deste consultor.

Primeira quinzena com Dilma

Vamos lá. Como Dilma se comportou em sua primeira quinzena? Bem. Melhor do que previsões apontavam. Discrição, expressão contida, exigência de harmonia na equipe, enquadramento geral. Melhor na frente da economia do que na vanguarda dos Direitos Humanos. Na economia e na administração, apontou para controle de gastos, choque de gestão, racionalização, prioridades no PAC etc. Passou bem no teste. Chamou o general José Elito Siqueira, chefe do Gabinete Institucional e pediu para que explicasse o que quis dizer com a declaração de que "os casos de desaparecidos políticos devem ser tratados como fatos históricos". O general disse que não disse o que disse.

Querelas na frente política

Mas o pito no general não teve correspondência em outras áreas. A ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Política para as Mulheres, se disse favorável ao aborto. Sua fala foi entendida como aceitação do governo em defesa do aborto. Na campanha eleitoral, porém, a então candidata Dilma se manifestou contrariamente ao aborto. Na frente política, reside o maior imbróglio. Dilma ainda não se deu conta de que poderá ser atrapalhada mais adiante, caso não contemple satisfatoriamente os partidos que integram a base com os espaços correspondentes ao seu peso. O PT detém 60% dos cargos. O PMDB, 13%.

Papagaio come milho


Por isso mesmo, o PMDB começa a colar no ditado que expressa sua indignação ante a fome petista: papagaio come milho e periquito leva a fama.

Briga boa no PSB


O PSB vive também a sua querela. As alas dos governadores Eduardo Campos, de PE, e Cid Gomes, do CE, lutam para impor seus nomes e fixar territórios no governo Dilma. Campos quer emplacar sua mãe, a deputada Ana Arraes, como líder do PSB. O governador cearense quer outro nome. Campos já havia ganho a parada da indicação do ministro Fernando Bezerra Coelho no Ministério da Integração Nacional. Campos quer dar o troco. E, por falar em Cid, cadê o Ciro Gomes?

O chá? Hidrata

Thirsty? New study says tea hydrates faster than water. Pois é, o chá hidrata mais rápido que a água. Interessante matéria da revista Time.

Mais pérolas do Enem I

- A fé é uma graça através da qual podemos ver o que não vemos.
- Os estuários e os deltas foram os primitivos habitantes da Mesopotâmia.
- O objetivo da Sociedade Anônima é ter muitas fábricas desconhecidas.
- A Previdência Social assegura o direito à enfermidade coletiva.
- O Ateísmo é uma religião anônima.

Garcia em tom maior

Marco Aurélio Garcia, assessor internacional da Presidência, ganha mais espaços e poder no governo Dilma. Está mais desenvolto e, ao que parece, menos receoso de trombar com o Itamaraty. Garcia amplia a equipe. E garante que será o intérprete mais próximo de Dilma em matéria de aconselhamento e posicionamento internacional. O Itamaraty formulará e executará a política externa. E ele fará as pontuações e ênfases sobre agenda política não diplomática, atuando ainda como porta-voz para questões internacionais e preparando densos dossiês para a presidente Dilma.

A vida...

Variações sobre a vida: dois homens olham para fora de dentro das grades - um vê o barro, a lama; outro vê as estrelas no céu!

Só no Brasil I

Anotem aí: um motorista do Senado ganha mais para dirigir um automóvel do que um oficial da Marinha para pilotar uma fragata! Um ascensorista da Câmara Federal ganha mais para subir e descer com os elevadores da casa, do que um oficial da Força Aérea que pilota um Mirage. Um diretor que é responsável pela garagem do Senado ganha mais que um oficial-general do Exército que comanda um regimento de blindados.

Só no Brasil II

Um diretor sem diretoria do Senado, que porta um título de direção para justificar o salário, ganha o dobro de um professor universitário Federal concursado, com mestrado, doutorado e prestígio internacional. Um assessor de 3º nível de um deputado, com um título de assessoramento para justificar seus ganhos, ganha mais que um cientista-pesquisador da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, com muitos anos de formado, e que dedica seu tempo buscando curas e vacinas para salvar vidas.

Silêncio geral

Flávio Ribeiro, presidente da Assembleia (depois foi governador), estava irritado com as galerias, que aplaudiram e vaiavam durante um debate entre o deputado comunista Santa Cruz e o udenista Praxedes Pitanga. De repente, tocou a campainha, pediu silêncio e avisou, grave:

- Se as galerias continuarem a se manifestar, eu evacuo.

Felizmente, as galerias se calaram.

Coelho censurado?

Afinal, Paulo Coelho foi ou não foi censurado no Irã? Dúvidas. O Ministério de Relações Exteriores diz que não. Outros dizem que sim. Polêmica. Parece que isso é o que deseja Paulo Coelho, o mais consagrado autor brasileiro no exterior em todos os tempos. Censurá-lo seria uma burrice nesses tempos de globalização.

Morrer, dormir.....dormir? Talvez sonhar. Shakespeare

A morte...

Variações sobre a morte. Quase todos os dias, sinto ao redor uma morbidez expressiva: fulano está com isso; sicrano, com aquilo. Está desencantada. Elas, as pessoas referidas pelos interlocutores, estão irreconhecíveis. Essa é a sombra da morte. Que, antigamente, morava mais longe. Em cidades distantes. Hoje, ela está ali na esquina. À espreita. Um passinho mais arriscado, pimba. Leva as pessoas!

Estilhaços de bomba!

Vem mais bomba do canhão do Wikileaks. Um antigo banqueiro suíço deu ao site centenas de contas de clientes suspeitos de evasão fiscal! O banqueiro é Rudolf Elmer, que será julgado na Suíça por romper regras do sigilo bancário. Ricos brasileiros: contenham-se! Evitem o enfarte! Entre os 2000 nomes a serem divulgados estão empresários, artistas e cerca de 40 políticos. Os nomes serão publicados!

Filho do joalheiro

Quem deve aparecer por estas plagas é Alberto Torregiani, filho do joalheiro morto por membros do grupo esquerdista do ex-militante Cesare Battisti. Virá dar sua versão dos fatos. Sua história poderá influenciar na decisão de extraditar o ex-terrorista para a Itália.

A fé em Nhá Chica

No meio de tanta aflição, a semente da fé aponta: Nhá Chica, Francisca de Paula de Jesus, ganha processo de canonização. Nhá Chica nasceu em São João del Rei/MG em 1810. Era descendente de escravos, analfabeta. Passou quase a totalidade de sua vida no município de Baependi/MG, onde se dedicou às obras da Igreja e a ajudar aos mais necessitados. Mais uma brasileira que sobe ao altar da admiração.

Brasil mais doente

Volto a insistir na reflexão: o Brasil deste janeiro está mais doente do que o de janeiro de 2010. Dengue. Leptospirose. Tragédias. Mortes anunciadas. Multiplicam-se as manchetes sobre os custos materiais da tragédia. Agora, são R$ 2 bilhões. E o custo espiritual? Quanto é o custo da dor?

Mais pérolas do Enem II

- A respiração anaeróbica é a respiração sem ar que não deve passar de três minutos.
- O calor é a quantidade de calorias armazenadas numa unidade de tempo.
- Antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto.
- Caráter sexual secundário são as modificações morfológicas sofridas por um indivíduo após manter relações sexuais.

PMDB X PT

Os dois partidos decidiram fazer uma trégua na guerra pela disputa de espaços. O PT já tem 60% dos 21 mil cargos na área federal. PMDB tem 12%. A trégua poderá ser interrompida após a eleição de Marco Maia (PT-RS) para a presidência da Câmara. Não é verdade que o PMDB esteja tramando algo contra essa candidatura. O partido quer cumprir integralmente o compromisso assumido de eleger, agora, um petista e, no segundo ciclo da legislatura, abrir vez para um peemedebista, no caso, o próprio líder Henrique Alves. Michel Temer, o vice-presidente, faz interlocução com outros partidos, pondo água na fervura.

Ufa, Sakineh viva

Sakineh, ufa, não será enforcada. A primeira boa notícia do ano em matéria de Direitos Humanos. Deputada do Irã comunica decisão a Dilma. Mas o Irã continua a dizer que está tudo na mesma. País misterioso.

O poder?

O poder não é apenas afrodisíaco. O poder é um Viagra!

O DEM com Zé

José Agripino (DEM-RN) deverá ser o novo presidente do DEM. Marco Maciel, que seria o candidato de Jorge Bornhausen e Gilberto Kassab, tem menos chances. Perdeu a eleição para o Senado. Ademais, Kassab está saindo do DEM em direção ao PMDB. Por que se envolveria em mais uma querela interna?

Entupa-se

Francisco Antônio de Maria, Chico Bocão, era presidente da Câmara de Vereadores de Patos. Numa sessão agitada, um assistente deu um aparte lá das galerias. O presidente tocou a campainha:

- Entupa-se. Não aceito apartes de membro de fora.

E o MST, hein?

MST volta a invadir fazendas. Crônica de invasões anunciadas. Justiça: crônica de lentidão anunciada. E assim caminha o Brasil!

Mortes anunciadas?

Sérgio Cabral, no ano passado, disse sobre o desastre de Angra: é a crônica de uma morte anunciada. Hoje: continuamos a ler a mesma crônica. O que Cabral escreveu de novo?

Centrais e a fogueira

Tudo indica que as Centrais Sindicais terão atuação incendiária nos próximos tempos. A temporada do grito começa esta semana com a mobilização pelo salário mínimo de R$ 580,00. O governo já decidiu que o mínimo será de R$ 545,00. As Centrais montarão outras fogueiras mais adiante. E esperam contar com a identidade do futuro presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que tem origem no sindicalismo. Como Lula, foi torneiro mecânico.

Baby Doc

Baby Doc volta ao Haiti depois de 25 anos. Saiu com uma tonelada de dinheiro roubado. Volta nos braços do povo. Festejado pelos Tonton Macoute, a feroz polícia da velha ditadura do Papa Doc, o paizão de Baby. É assim a Humanidade!

Os pastores de Eike

Eike Batista mandou vir de jatinho dos EUA dois pastores alemães. Os cães viajaram sem escalas. Em primeiríssima classe. Eike comunica-se com eles em alemão. Vítimas da tragédia da região serrana do Rio acenam com um SOS na direção do bilionário! Querem um adjutório. Falam a língua dos desesperados.

Conselho aos novos dirigentes

Esta coluna dedica sua última nota a pequenos conselhos a políticos, governantes e líderes nacionais. Na última coluna, o espaço foi destinado às lideranças empresariais. Hoje, volta sua atenção aos novos dirigentes:

1. Em matéria de prevenção de tragédias, deixem o discurso de lado e partam para a ação. Organizem, produzam, coordenem planos de prevenção para todas as áreas de risco de seus territórios.

2. Não deixem para amanhã o que podem fazer agora. E evitem repetir o velho diagnóstico de que as tragédias podem ocorrer se providências não foram tomadas.

3. Assumam o compromisso público nessa matéria. E façam desse compromisso uma crença a ser diariamente lembrada e relembrada.

____________

(Gaudencio Torquato)

MORADORES PEDEM EMBARGO DE OBRA


Crateús. "A comunidade ribeirinha das margens do Rio Poty, no Centro de Crateús, vem solicitar do Ministério Público, por meio de seu representante legal, o embargo da obra de uma barragem - passagem molhada, embaixo da ponte que liga o Centro de Crateús ao Bairro Cidade Nova, já que teremos uma catástrofe com a invasão das águas barradas, das enchentes do referido Rio, em nossas casas". Este é o teor do abaixoassinado, com cerca de 80 assinaturas, que será entregue ao Ministério Público no fim desta semana, neste Município.

A obra a que se refere é a construção da primeira etapa do Parque Ecológico do Rio Poty, iniciada em julho do ano passado. Os moradores estão se mobilizando e a polêmica tem ganhado espaço nos últimos dias nas ruas da cidade e nos noticiários de rádios.

A Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Crateús, também se mobiliza em torno da causa. "A obra não tem licença ambiental do Ibama, que seria necessária para iniciar, já que o Rio Poty é federal. Então, não deveria nem ter iniciado, pois a falta da licença denota que não foi realizado estudo dos impactos ambientais", denuncia o presidente da Comissão, Alexandre Maia.

Outro ponto denunciado pelo advogado é a ausência do uso de equipamentos de segurança por parte dos trabalhadores na obra. "Muitos trabalhadores estão sem capacete, luvas e botas e sem uniformes padronizados e isso a Prefeitura teria que cobrar da empresa que está realizando a obra". Ele salienta ainda que foi procurado pelos moradores e os orientou a formularem o abaixoassinado. "Fui procurado por moradores da Rua Farias Brito, que estão preocupados com a sua segurança em função da chegada do inverno".

A professora Paula Janaína, moradora desta rua, encabeça o movimento, apoiada por familiares e populares, que normalmente são prejudicadas pelas cheias do Rio Poty. "Nós tememos que o paredão, barragem ou passagem molhada que está sendo construída, barre a água e esta volte para as nossas casas, trazendo perigo de inundações". Ela diz que a pretensão é que o abaixoassinado seja entregue às autoridades no fim da semana, com mais assinaturas.

O secretário de infra estrutura do Município, Antônio de Azevedo Martins Filho, admite não ter muitos detalhes sobre o Parque, já que assumiu a função no mês de dezembro e a obra já estava em andamento. Sabe, porém, que antes da obra iniciar os técnicos da Secretaria realizaram reunião com os moradores, ocasião em que informaram sobre a construção e obtiveram a concordância dos poucos moradores que compareceram.

Acredita que foi realizado estudo ambiental pelos projetistas e que haja licença ambiental. "Não tenho em mãos a licença, mas creio que haja, pois a obra é realizada em parceria com o Governo do Estado". Afirmou que está em Fortaleza e se informará sobre a real situação. Disse ainda que, hoje, a Secretaria promoverá reunião com os projetistas responsáveis pela obra e moradores, às 15h, no Teatro Rosa Moraes. "Acredito que as dúvidas serão esclarecidas".

Preocupação

"A obra não tem licença ambiental do Ibama, que seria necessária para iniciar"

Alexandre Maia
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB - Crateús

"Nós tememos que a obra barre a água e esta volte para as nossas casas"

Paula Janaína
Professora

MAIS INFORMAÇÕES

OAB - seccional Crateús: Rua Cel. Lúcio, s/n - Shopping Bonfim - (88) 3691.0628 - Crateús; Secretaria Municipal de Infra Estrutura: (88) 3692.3303

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER

(Fonte: Diário do Nordeste)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

OBSERVATÓRIO

O fato mais marcante deste início de ano para a política crateuense foi a posse de Manoel Veras na Presidência do Tribunal de Contas dos Municípios, ocorrida na segunda-feira, dia 10 de janeiro, na Câmara Municipal de Fortaleza. O filho de Expedito Leitão Veras e Maria Jose Bezerra de Melo protagonizou a solenidade mais concorrida da historia do TCM. Para o evento acorreram as principais autoridades do estado (Governador, Vice, Presidentes da Assembléia e do Tribunal de Justiça, Prefeita de Fortaleza, Presidente do Legislativo da Capital, autoridades de Brasília e de outros estados da federação, um grande número de Deputados Federais, Estaduais, Prefeitos e Vereadores, além de lideranças das diversas regiões do Ceará).


O PERFIL


O homem que presidirá o TCM a partir de agora é extremamente trabalhador, reconhecidamente honesto e de grande sensibilidade. Desde as tenras babugens da infância fora talhado para enfrentar as tempestades da vida. Ainda adolescente, quando o destino lhe cortou o convívio paterno, aprendeu o desassombro de abrir caminhos. Mais uma vez um grande desafio se apresenta no seu percurso existencial. Deverá encará-lo com a mesma formula que enfrentou os demais - humildade, determinação e capacidade agregadora. Prova dessa habilidade para congregar foi o gesto de convidar todos os conterrâneos presentes à posse para um almoço em sua residência. Lá, conseguiu reunir políticos antagônicos, do comando situacionista e da vanguarda oposicionista, representando as mais expressivas forças em atuação no município de Crateús.


A ORIGEM DOS TRIBUNAIS DE CONTAS


Há 120 anos, quando a mente genial de Rui Barbosa idealizou a criação de um Tribunal de Contas no Brasil, foi assim justificado: Convém levantar entre o poder que autoriza periodicamente a despesa e o poder que cotidianamente a executa, um mediador independente, auxiliar de um e de outro, que, comunicando com a Legislatura e intervindo na Administração, seja não só o vigia, como a mão forte da primeira sobre a Segunda, obstando a perpetração de infrações orçamentárias por um veto oportuno aos atos do Executivo, que direta ou indiretamente, próxima ou remotamente, discrepem das linhas rigorosas das leis de finanças. O Tribunal de Contas, corpo de magistratura intermediária à administração e à legislatura, que, colocado em posição autônoma, com atribuições de revisão e julgamento, cercado de garantias contra quaisquer ameaças, possa exercer as suas funções vitais no organismo constitucional.
Embora um longo lapso temporal nos distancie daquela iniciativa, são atuais as palavras que a confortaram.


O CONTEXTO


Desde o processo de redemocratização, o nosso país tem experimentado profundas transformações. O Ceará, também. Nessa ebulição vital, em que o povo reivindica papel de protagonista da cena social, é hora de lermos os sinais dos tempos. O TCM tem entendido a mensagem imperativa dos rincões populares. A cidadania, soberano plenário de almas conscientes e corações livres, exige respeito ao erário, zelo com o dinheiro público, transparência efetiva. É nessa trilha, sob o comando de Manoel Veras, que o TCM devera seguir.


AS LINHAS DE AÇAO


Em discurso emocionado, no qual ressaltou a importância da família e externou gratidão, Manoel Veras delineou suas principais linhas de ação. Prevenção, Orientação, Fiscalização e Seletividade serão as palavras chave das políticas do TCM em sentido macro, segundo o novo Presidente. E mais: vai intensificar a missão fiscalizadora do Tribunal, priorizando os municípios que recebem maior volume de recursos. Em especial, quer fazer um diagnóstico também de caráter meritório das administrações para que não apenas a legalidade dos atos seja averiguada, mas também o retorno das políticas públicas para a sociedade, ou seja, aferir o cumprimento do princípio constitucional da eficiência. Além disso, reforçar a participação da sociedade como linha auxiliar no processo de fiscalização dos atos praticados pelos gestores municipais; atuar preventivamente, evitando a consumação de atos lesivos ao erário; ajudar na capacitação dos que gerenciam os assuntos municipais e incorporar ferramentas que possam agregar novos ganhos à modernização do TCM e de seu corpo funcional.


SECRETARIADO


Na Prefeitura de Crateús o ano se inicia com o anúncio de mudanças no secretariado. Causou surpresa a nomeação de Mauro Soares para a pasta da Educação, uma vez que o nome Márcio Cavalcante já havia sido anunciado. Segundo pessoas próximas à Prefeitura, o deputado José Guimarães enquadrou o Prefeito. Insatisfeito com o resultado das urnas em Crateús, Guimarães chamou o alcaide para uma conversa franca. Argumentou que disponibilizou muito dinheiro para Crateús. No entanto, a votação recebida ficou muito abaixo da expectativa. E exigiu espaços na Administração. Emplacou Mauro Soares. Márcio, por sua vez, diz que recusou a Secretaria porque não aceitaria ser um “pau mandado”. O vice-prefeito aceitará?


LICENÇA


Paulo Giovani, o vereador que a cidade ainda não teve, denuncia: a obra de intervenção no Rio Poty está sendo realizada sem o devido licenciamento ambiental. A preocupação é procedente. Segundo o constitucionalista José Afonso da Silva, “meio ambiente é bem jurídico que não se encontra na esfera de disponibilidade de ninguém, nem do Estado, nem dos administrados”. O meio ambiente é bem de uso comum do povo, não sendo de propriedade da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios. A sua preservação interessa a toda a coletividade, não apenas às entidades políticas. Nesse contexto, o licenciamento ambiental é um procedimento de controle prévio das atividades potencialmente causadoras de impacto sobre o meio ambiente.


PARA REFLETIR


“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. (Artigo 225 da Constituição Federal)


(Por Júnior Bonfim - publicado na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro-Oeste, Crateús, Ceará)

UM TERRESTRE POETA “DIDEUS”

Nos próximos dias o poeta crateuense Dideus Sales brindará os leitores e amigos com mais uma obra poética, Jitiranas de Luz, titulo extraído de uma crônica que laborei para o Cesar Vale, editor da Gazeta. Pediu-me que moldasse a Orelha do livro. Eis o que fiz:

No pórtico de entrada, um pelotão de Carnaúbas - palmeiras do semi-árido - anuncia o ingresso no território mágico da latência imorredoura. Na vereda que percorro esparrama-se o perfume original do mufumbo. Chego à sertaneja casa que amo. Mesclada de alvenaria e pau-a-pique, cercada por aquele tradicional entrelaçamento de madeiras locais. Quando, mesmo distante, para ela volvo o pensamento, sinto-me transportado para um espaço de deleite e aconchegante convívio. Na entrada toco a sagrada romã, símbolo do amor e da fecundidade. Miro o ornamental flamboyant e sua magnética ressurreição. Colho uma polpuda siriguela e sorvo o seu doce mel. Em seguida corro a vista na vigorosa canafístula e sento à sombra do juazeiro, estandarte da caatinga.

Pronto! Agora posso prosear sobre o autor deste livro. Só aqui, em meio às oiticicas da infância, ao estrume azul do velho curral, às ribanceiras do rio em que nasci, recolho a espontânea força para falar de um ser tão efusivamente terrestre como Antonio Dideus Pereira Sales.

Este poeta é co-responsável pelo meu ingresso no reino da alegria. No ano 2000, quando restaurava um habitat no torrão em que nasci, ele me fez uma doação valiosa e vital: um carro cheio de mudas – mamão, pitanga, coco, acerola, limão, alfavaca, laranja etc. - a fim de que eu circundasse com plantas minha gleba predileta.

Nascido nos sertões de Crateús, Dideus Sales veio a este ambiente chamado terra para cumprir a sina invulgar de divulgar a boa nova da poesia e esbanjar generosidade. Desde cedo virou apóstolo do sonho, missionário do verso, lavrador de amizades, cidadão do mundo. Nos anos 1980 destacou-se ao desenhar, na atmosfera do interland cearense, um arco-íris de estrofes formosas e delicadas. Usava as nuvens sonoras do rádio para derramar os fios celestes da genuína, silenciosa, cativante e muitas vezes anônima poesia popular. Depois, ganhou asas e voou o Brasil inteiro. Conhece versejadores da foz do enigmático Amazonas ao Porto Alegre do Rio Grande do Sul. É, por natureza, andarilho. Caminha por sobre o trilho da rima com brilho.

Cantando, se encantou com as graças de Isabel, uma bela morena do litoral. A Bel e um sedutor vento arrastaram o trovador para as ondas do mar de Aracati, onde se instalou e procriou o Mateus e a Vitória. Daquela terra suntuosa e exuberante comanda a linotipia da Gente de Ação, uma revista que divulga quem faz alguma coisa pela arrumação do mundo e que exibe um balaio dos melhores fiadores de palavras do Ceará.

Eis, minha gente, um típico e robusto animal do sertão, com uma das mais altas taxas de colesterol telúrico que conheço. Um canário da terra, um autêntico “cabeça vermelha”.

Na vida, como na literatura, nos defrontamos com dois modos de ser: o da prosa e o da poesia. Ao gosto da flora que amamos, Dideus optou por viver em permanente estado de poesia. É ele a JITIRANA DE LUZ!

(Por Júnior Bonfim - publicado na edição de hoje do Jornal Gazeta do Centro-Oeste, Crateús, Ceará)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

AMANHÃ É DIA DE MAIS UMA EDIÇÃO DO JORNAL GAZETA DO CENTRO-OESTE!

CEM ANOS DE CIDADE

Desde algum tempo se verifica uma inquietação na cabeça de alguns crateuenses a respeito da celebração do centenário da cidade.

Em uma crônica que lapidei em novembro do ano passado relembrei a contagem regressiva, iniciada em 15 de novembro, para a comemoração secular.

Hoje, vi uma matéria no Jornal Diário do Nordeste, de autoria da jornalista Silvania Claudino, em que o tema é destacado (post abaixo).

Parabéns à Sabi pela iniciativa de elaborar uma proposta. Que, ao largo das divergências políticas, possamos realizar uma convergência em torno da data magna.

Júnior Bonfim

CENTENÁRIO DA CIDADE


Crateús. Este é o ano do centenário de Crateús. No dia 15 de novembro completa 100 anos da sua fundação, que ocorreu em 11 de novembro de 1911. Para marcar a data, entidades do Município e os próprios filhos da terra discutem ações e a programação alusiva à data. A Sociedade Amigos da Biblioteca Norberto Ferreira Filho (Sabi), elaborou um projeto contemplando várias ações em torno dos 100 anos. Apresentou na última sexta-feira ao secretário municipal de Educação, Mauro Soares. "O nosso intuito é comemorarmos os 100 anos de nossa cidade realizando atividades artísticas e culturais que resgatem a sua história, bem como a sua importância para a região e o Estado", explica Karla Gomes, presidente da Sabi.

A proposta consta de realização de uma Mostra nas escolas públicas municipais. Nominada de "100 anos de história", propõe ofertar aos participantes oficinas de vídeo e fotografia, contação de história, teatro e literatura de cordel. Ao final das oficinas, será montada uma mostra de todos os trabalhos produzidos em cada oficina, com exposição de fotografias, exibição dos vídeos, apresentações teatrais, contação de história e lançamento dos cordéis. "Assim os alunos terão acesso à história da cidade, contada de uma forma descontraída e informativa", ressalta Karla.

Outra proposta destacada no projeto da ONG é a realização do espetáculo "Crateús em 5 atos", que levará às praças da cidade a sua história, disponível para todos os públicos assistirem. Este item contempla ainda a valorização dos artistas da terra. "Com esta peça teatral queremos levar à praça nossa história encenada e dirigida por artistas crateuenses", propõe a presidente da entidade.

Para Mauro Soares, secretário de Educação, o projeto é bem-vindo. Será analisado e poderá se unir a uma programação que a gestão municipal está definindo. "As idéias e atividades destacadas na proposta da Sabi são muito boas e estamos analisando", diz. Segundo ele, a Prefeitura irá formar ainda neste mês uma comissão para definir a programação comemorativa ao centenário. "A comissão será composta por representantes da sociedade civil para ser abrangente, queremos envolver todos na comemoração de tão importante data", pontua.

Independente, porém, de qualquer outra programação, Mauro Soares informa que uma já está definida e fará parte do calendário escolar deste ano: a inclusão do tema em todas as atividades curriculares da rede municipal de ensino. Segundo ele, os coordenadores pedagógicos já estão mobilizados neste sentido e no desenvolver da Semana Pedagógica, que ocorrerá neste mês, muitas atividades serão colocadas no calendário escolar. "Neste nao, toda atividade na rede municipal terá este tema", garante o secretário.

O chefe do Departamento de Cultura do Município, Silvio Werta, garante que as comemorações realizadas estarão à altura da data e da cidade. "Atividades culturais, exposições, cordéis, espetáculos teatrais, enfim, montaremos uma programação intensa para marcar este grande acontecimento da nossa cidade", diz. Para ele, o segundo semestre do ano será bem movimentado em torno do centenário. "Iremos, inclusive, articular junto aos Correios o lançamento de um selo comemorativo", ressalta.

Fatos históricos

Para Elias de França, presidente da Academia de Letras de Crateús, há o pensamento de lançar uma publicação destacando os fatos históricos da cidade. "A memória de uma cidade é algo muito importante. Nós somos seres históricos e na sucessão das gerações vamos aprendendo e, além disso, é justo e importante contar a história para as novas gerações", analisa. Enumera fatos históricos ocorridos nestes 100 anos, como a passagem da Coluna Prestes na cidade, a passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em 1953, que ficou conhecida como "A prisão da santa", e a consolidação de Crateús como cidade pólo da região. "É um momento oportuno para relembrar tantos fatos históricos importantes", diz o escritor.

Em Crateús, a história registra o combate que ficou conhecido pela população como "A Passagem dos Revoltosos", que, acirrado, culminou na morte do tenente Tarquínio e do cabo Antônio Cabeleira, dois dos componentes do movimento armado. Os revoltosos, comandados pelo líder revolucionário Luís Carlos Prestes, passaram pela cidade de Crateús em 15 de janeiro de 1926, chefiados pelo capitão João Alberto.

A sepultura dos dois revoltosos que morreram durante o tiroteio fica localizada na comunidade de Boa Vista, situada nas imediações da cidade. "Para mim, os revoltosos e a prisão da santa foram os fatos mais marcantes destes 100 anos de Crateús", destaca o historiador Norberto Ferreira Filho, o conhecido Ferreirinha.

A classe empresarial da cidade também considera oportuna a realização de uma grande programação por parte da gestão municipal, em parceria com as entidades. "É uma data muito importante e que merece uma grande comemoração, tanto o comércio como as autoridades devem se movimentar em torno dela", acredita o presidente da Associação Comercial e Industrial de Crateús (Acic), Valderez Gonçalves. Lembra que a Acic também comemora uma data importante neste ano: os seus 90 anos de fundação.

Importância

"Toda atividade na rede municipal de ensino neste ano terá o tema do centenário"
Mauro Soares
Secretário de Educação de Crateús

"É uma data muito importante e que merece uma grande comemoração"
Valderez Gonçalves
Presidente da Acic

MAIS INFORMAÇÕES

Sabi - Rua do Instituto Santa Inês, S/N, (88) 9910.9473
Secretaria de Educação do Município,
Telefone (88) 3692.3311

Silvania Claudino
Repórter

domingo, 16 de janeiro de 2011

Fotografia é história - O POETA SERENO


Mário Quintana. Nasceu em Alegrete, em 1906. Faleceu em Porto Alegre, em 1994.

Como foi feita a foto – Mário Quintana tinha três sobrinhas. Cada uma delas destinava oito horas do dia para acompanhá-lo. Era uma maneira de jamais deixá-lo sozinho nos momentos em que se aproximava o fim de sua vida. Durante dois meses falei com elas por telefone praticamente todos os dias. Torcíamos pela melhora do Mário. Fiquei ansioso à espera do momento adequado para ir retratá-lo em Porto Alegre para o livro “Senhoras e Senhores”. Eu corria contra o tempo. Primeiro, sabia do precário estado de saúde de Quintana. Segundo, estava expirando o prazo de conclusão do meu livro. Numa sexta-feira, enfim, eu estava no hotel onde ele morava. O poeta estava sentado à cama, ouvindo o “Adágio”, de Albinoni. Na parede, um pôster da atriz sueca Ingrid Bergman e uma foto dele com uma admiradora, a atriz brasileira Bruna Lombardi. Antes de despedir-me, fiz as mesmas quatro perguntas que apresentei para os personagens anteriores. Uma delas sobre a sensação de ultrapassar os 80 anos. Respondeu-me: a idade, meu caro, é uma cruel invenção do calendário.

Orlando Brito.


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A POESIA DE QUINTANA


POEMINHA SENTIMENTAL

O meu amor, o meu amor, Maria
É como um fio telegráfico da estrada
Aonde vêm pousar as andorinhas...
De vez em quando chega uma
E canta
(Não sei se as andorinhas cantam, mas vá lá!)
Canta e vai-se embora
Outra, nem isso,
Mal chega, vai-se embora.
A última que passou
Limitou-se a fazer cocô
No meu pobre fio de vida!
No entanto, Maria, o meu amor é sempre o mesmo:
As andorinhas é que mudam.

###############################################

BILHETE

Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

#################################################

Sentir primeiro, pensar depois
Perdoar primeiro, julgar depois
Amar primeiro, educar depois
Esquecer primeiro, aprender depois

Libertar primeiro, ensinar depois
Alimentar primeiro, cantar depois

Possuir primeiro, contemplar depois
Agir primeiro, julgar depois

Navegar primeiro, aportar depois
Viver primeiro, morrer depois.


(Mário Quintana)